sábado, 10 de setembro de 2011

10 anos do 11 de Setembro

Já se passaram 10 anos daquele triste acidente. Lembro-me muito bem que estava na minha casa quando liguei a minha tv, ainda sem saber do acontecido, e vi que um avião tinha colidido com uma das torres gêmeas em NY/EUA. Na mesma hora, de maneira inocente de quem nunca tinha vivido/acompanhado um atentado terrorista, pensei que aquele acidente tinha acontecido por causa de um erro humano de um piloto de um avião que tinha feito asneira. Não sabia o que vinha pela frente.

Como todas as pessoas do mundo inteiro, fiz uma pausa no que estava fazendo para acompanhar aquela informação que estava sendo transmitida ao vivo para o globo. Foi quando de repente, assisti um outro avião vindo ao encontro da outra torre e aconteceu uma nova explosão! Pronto! Agora sim ... veio imediatamente na minha mente que aquilo era realmente o começo da Terceira Guerra Mundial.

Aquilo não poderia estar acontecendo, era um filme de ficção que estava sendo transmitido para o mundo. Quanto erro! Novas informações só vinham piorar ainda mais o medo dos que estavam assistindo. O resultado disso, todos nós sabemos: vidas e mais vidas inocentes sendo esfaceladas pelos concretos daquelas torres gêmeas que representavam a imponência e o poder econômico da maior e mais rica de todas as nações do mundo.

Os terroristas vieram para desmoralizar mesmo os EUA. Os "camicases" estudaram tudo com muita precisão. Vários ataques feitos de surpresa pelo ar, nos maiores prédios da nação e no escritório do mais alto poder bélico do mundo. O mundo em choque esperava a resposta para uma pergunta: se quer se vingar dos americanos, porque ceifar vidas inocentes de civis? Quem eram os responsáveis por aquela barbárie? Terceira Guerra à vista? Se até os EUA foram alvos daquilo, imagina aqui no nosso Brasil? Onde será o próximo ataque?

10 anos se foram. Imagens tristes que não nos saem da memória. Corpos se jogando pelas janelas representando o desespero da tentativa de se salvar do fogo e das chamas. Bombeiros heróis que tentavam salvar vidas e diminuir o número de vítimas inocentes. Famílias de milhares de trabalhadores que estavam naqueles escritórios ganhando a vida para sustentar as suas famílias que acompanharam tudo pela tv sem poder fazer absolutamente nada.

Na semana passada, a versão da Revista Veja para IPAD trouxe uma super reportagem sobre esses ataques. Li e assisti todos os vídeos e entrevistas dos envolvidos. Foi simplesmente impossível não se emocionar! Não tem como um ser humano normal não sentir emoção escutando a ligação de uma vítima que estava ao telefone pedindo socorro à polícia. A ligação mostra um homem sofrendo aos poucos e já desistindo da luta pela vida. A fumaça estava sufocando a todos. Foi quando se escutou um grito aterrorizante quando ele viu o segundo avião se chocando na janela do seu escritório. O silêncio da atendente na outra linha explica tudo!

Triste saber que a resposta dos EUA foi na mesma moeda. Os "Bin Ladens" da vida foram descobertos como responsáveis pelos ataques e os americanos queriam as suas cabeças a qualquer custo. Resultado disso? A guerra ainda continua e milhares de vítimas já morreram com isso. Parece uma guerra sem fim e que o número de vítimas só aumenta. Dezenas de milhões de dólares são gastos anualmente para enviar novas tropas e equipamentos para a região da guerra. Pra que? Que loucura é essa? Estão buscando o que?

Só me expliquem uma coisa: você não acha que a morte do Bin Laden está muito mal contada não? Se esse cara era o homem mais procurado da história dos EUA, o confesso responsável pela maior desmoralização pública desse povo, é morto e ninguém mostra o seu corpo para ser "apedrejado"? Vocês realmente acreditam que a cabeça do Bin Laden não seria exposta ao mundo como troféu, assim como fizeram com o Saddam que foi enforcado com transmissão ao vivo para o mundo?

Eu só espero que o mundo dos inocentes não passe por isso novamente. Não quero passar por noites sem sono e com pesadelos de aviões se chocando nos prédios da cidade onde moro. Não quero ver famílias desesperadas e trabalhadores se jogando pelas janelas tentando se salvar, mesmo pulando de uma altura de 40 andares. O mundo não merece isso! A humanidade justa, educada e honesta não merece ser vítima de ações terroristas por causa de uma briga de políticos gananciosos por dinheiro, petróleo e terras.

Que nesse 11 de Setembro de 2011 a paz seja cada vez mais reinante no mundo. Amém!

Rodrigo Nóbrega
11.09.11
rodrigonobrega13@gmail.com

Nenhum comentário: