quarta-feira, 27 de julho de 2011

Os benefícios e malefícios da Política

Já dizia o ditado popular: "no Brasil, tudo acaba em samba". Mas, será que esse jargão também é seguido pelas cabeças pensantes da nossa Paraíba? Acho que não!

Vejamos: constata-se que na terra do saudoso político João Pessoa, que acaba de ter o seu aniversário do morte "comemorado", todos vestem ou se identificam com alguma cor partidária. Duvida? Então visite um bar, restaurante, shopping, enfim, saia da sua casa e mantenha algum contato com qualquer outro alguém nas ruas que cortam a Paraíba. Você pode até demorar cerca de uma ou duas para conversar sobre política, mas esse tema entrará em pauta logo logo.

Não bastasse isso, sabemos que o calendário eleitoral informa que, no Brasil, temos eleições de dois em dois anos. Daí é uma ação mais pública e escrachada: veste-se camisas com as cores partidárias que cada um defende. É azul, vermelho, laranja e amarelo pra todos os lados. Óbvio que na nossa querida Paraíba isso se comporta de uma maneira completamente diferente. Não conseguimos mais visualizar o limite entre os dois anos que separam cada eleição, seja ela proporcional ou majoritária. As eleições na Paraíba simplesmente não param de acontecer. É simplesmente inacreditável o que acontece no nosso estado. Basta acabar uma eleição que, no outro dia, já se inicia uma outra. Seja no poder executivo, seja no legislativo, seja no Ministério Público, Sebrae, Procuradoria, UFPB, presidente de clube de futebol .... ufa!!!! E tome urna eletrônica.

Hoje, por mais uma vez, fiquei abismado com o que estão fazendo com a Política (com P maiúsculo): transformaram uma Audiência Pública importantíssima, que havia sido marcada para discutir o lado positivo e negativo da troca de um terreno público para se construir um órgão público e um shopping, em um evento mesquinho de uma política (com p minúsculo). O que a população queria saber e conhecer era a parte técnica da permuta. É lógico que todos querem um novo shopping pra gerar emprego e crescimento econômico; ninguém é contra isso! Mas, porque não apresentaram e nem apresentam o projeto como um todo? E quanto aos valores, beneficiários, estudo técnico de logística, estudo de trânsito, de infraestrutura ....? Será que nada disso importa para a população? Fiquei horas esperando pelo menos que os interessados apresentassem um vídeo, slides e fotos de como vai ser toda a estrutura física. Quebrei a cara! Como se não bastasse, vários veículos e freelancers da imprensa são remunerados para falar bem ou mal do assunto, gerando assim falsas notícias divulgadas em jornais, revistas e blogs que "cobrem" o nosso estado.

Comungo da frase que diz que "o problema hoje em dia não é da política (ciência política). A culpa é dos políticos". E, como toda a unanimidade é burra, acredito que não são todos os políticos que não prestam.

Apenas para parafrasear o ditado dito no início do texto, altero:

"na Paraíba, tudo acaba em política".

Rodrigo Nóbrega
rodrigonobrega13@gmail.com
27.07.11

2 comentários:

Anderson de lucena lago disse...

Realmente, além de ações fraudulentas na busca pelo voto, sem contar que os políticos fazem o que for preciso para se manterem no poder,lavagem de dinheiro,e entre outros.

Anderson de lucena lago disse...

Realmente, além de ações fraudulentas na busca pelo voto, sem contar que os políticos fazem o que for preciso para se manterem no poder,lavagem de dinheiro,e entre outros.