sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A "zona" da zona azul

Lá estava eu em plena Praça dos Três Poderes da cidade de João Pessoa. Como sempre acontece, deixei o meu carro pra ser lavado pelos "flanelinhas" que diariamente trabalham naquela redondeza. Alguns deles fazem um bom serviço de tomar conta dos carros de vários trabalhadores que passam o dia inteiro por ali, nas suas repartições.

Acontece que me deparei com uma cena marcante: ao estacionar o meu carro na famosa Zona Azul, fui (como de costume) "interpelado" pela "azulzinha". A falta de profissionalismo dessas moças é uma coisa que vai de encontro com todos os bons costumes de uma sociedade moderna. Pior é que elas acham que são autoridades da Lei. Na cabeça delas não é uma simples Lei! É uma Lei intergalática internacional pós moderna do dono do mundo! É isso mesmo ... tenta conversar 30 segundos com essa "autoridade" que você vai ver. Brutalidade em pessoa!

Pois bem. Não sei se o que vi é legal (lei) ou se é uma tentativa de um abuso de quem pensa que é autoridade. Uma certa supervisora das azulzinhas estava convencendo os agentes da STTrans a fiscalizar se os carros estacionados estavam com as fichas da zona azul, e se estavam com a hora vencida. Prontamente, os cerca de 10 agentes de trânsito foram cumprir a ordem da "ministra do STF supervisora azulzinha". Daí veio o grande "rebú": um proprietário de um veículo estava sendo multado porque não estava com a sua respectiva ficha da zona azul no seu carro! O "fora da lei" tentou se explicar informando ao Agente que tinha chegado muito cedo no local e as azulzinhas ainda não tinham chegado. Pura desculpa que não foi levada em consideração. Multa nele por ordem da toda poderosa "ministra".

Fui conversar com o Supervisor do STTrans que estava coordenando a ação pra saber como precisaríamos nos comportar com a zona azul? Ele disse que as cartelas têm um prazo de validade de apenas 2 horas e que, caso você estoure esse tempo, vai precisar renovar a cartela sob pena de multa. Que absurdo! Tentar fazer com que o trânsito/estacionamento de uma cidade se torne cada vez mais rotativo é uma coisa. Mas obrigar o dono do veículos a sair do seu trabalho, da sua audiência ou de uma reunião importante para renovar a cartela da zona azul é o fim!

Pensemos na situação: suponhamos que eu sou advogado e estou em uma audiência no Fórum, ou na OAB, ou em uma Sessão na ALPB. Todos sabemos que essa é uma situação que não tem como a gente saber a hora que vai terminar, concordam? O que fazer? "Sr. Juiz, desculpa interromper a audiência, mas preciso ir lá em baixo renovar a minha cartela da zona azul porque se não, vou ser multado. Tem como o senhor esperar?" E se acontecer o que já aconteceu comigo há alguns dias atrás: procurei a azulzinha para pagar e não encontrei ninguém!

Mas me chega na mente a pior das situações: e se eu, após pagar a cartela, resolver os meus negócios, na volta me deparar com o meu carro batido ou arranhado? Quem vai ressarcir o prejuízo? Quem procurar? O que fazer? Seria um caso para o Chapolin Colorado?

É meus amigos ... só me resta pensar que esse Chapolin Colorado não se veste na cor vermelha como no seriado da TV. Ele está vestindo azul! Pena que essa zona está cada vez mais uma zona indecente, imoral e ilegal.

Rodrigo Nóbrega
rodrigonobrega13@gmail.com
Twitter: nobrega_rodrigo

Nenhum comentário: