domingo, 10 de outubro de 2010

Os aprendizados das eleições 2010

Depois de 4 meses sem atualizar este blog, volto a escrever com a certeza de estar muito mais experiente com os conceitos e práticas do Marketing Político.

Primeiro fato a ser comentado é a afirmação de que nada ensina mais do que a prática das ações! Nesses último anos da minha vida, tive a oportunidade de ler vários livros de vários "gurus" do marketing político. Vários também foram os artigos lidos na internet e matérias nos principais portais do país e do mundo. Todos, sem exceção, foram fontes de grandes pesquisas e ensinamentos. Mas, repito: a teoria é importante ... a prática é essencial.

A minha ausência no blog (e em praticamente todas as outras atuações) se deu porque fui convidado e aceitei ser um dos coordenadores de uma campanha de Deputado Estadual do meu estado da Paraíba. Tive o privilégio de conviver com grandes nomes do cenário local e estadual que são os "cabeças" dos grandes partidos e das grandes coligações. Isso, sem dúvida, já é muito importante para aumentar o meu leque de relacionamento e melhorar a minha visão holística das coisas e dos fatos.

Foram 3 meses de pura dedicação, adrenalina, reuniões, negociações, viagens, contato com fornecedores, pagamentos, recebimentos, prestação de contas, mídia de todas as espécies, carreatas, passeatas, corpo a corpo, ausencia com a família/noiva e muito pouco sono.

Durante esse período, dormimos apenas umas 5 horas por dia. Refeição era uma coisa que era motivo de muitos risos. Simplesmente não se tem hora e nem se sabe se vamos nos alimentar. Tudo é pra ontem e muito rápido. Cada segundo que se passa pode ser a chave do sucesso nas urnas.

A teoria ensina que os candidatos devem conversar com os seus eleitores (ou possíveis eleitores) para saber quais as reais necessidades da região onde eles moram. Tudo isso é feito até uns dois meses antes do dia das eleições para que se formate as propostas de governo. Tudo deve e foi apresentado nas localidades/regiões/cidades visitadas para que a população veja que aquele candidato vai trabalhar por eles.

Até esse ponto é muito bom e gratificante "linkar" a teoria à prática. Todos os livros e artigos nos dão um grande "norte" para conhecermos o dia a dia de uma campanha política. É emocionante e inexplicável ver que as suas ideias estão dando certo e os seus estudos se tornam realidade.

O lado negativo e anti-didático é ver de perto o lado "negro" da política (com p minúsculo). Negociações anti democráticas (R$) são assustadoramente presentes nos dois lados das eleições (candidato/eleitor). Não se engane: não é só o político que oferece vantagens em troca de votos. A população, de todas as classes sociais (eu falei todas mesmo) se oferecem/vendem em troca de vantagens. Esse é um ponto que posso escrever outra hora.

No mais, agradeço ao candidato pela confiança, aos demais coordenadores pelo companheirismo do grupo, aos líderes pelo respeito e, logicamente, agradeço a cada um quase 24.500 eleitores que confiaram nas nossas propostas. Sabemos que ainda falta muito pouco para que tudo se transforme em prática e ações concretas na Assembleia Legislativa.

Da minha parte pode ter certeza que as propostas serão realizadas com respeito e dedicação. Posso afirmar que plantarei uma semente em prol das pessoas que eu sempre ajudo: os humildes.

Aos leitores, desculpa pela demora em atualizar o blog. Atualizarei semanalmente agora!

Rodrigo Nóbrega
10.10.10

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