terça-feira, 8 de junho de 2010

E viva a Copa na África !!!

A Copa do Mundo de 2010, o maior de todos os eventos esportivos do planeta terra está sendo organizado pela África do Sul.

Pouquíssimas pessoas do mundo tinham o real conhecimento de como é a vida dos africanos. Nós, nordestinos, sabemos muito bem o que significa preconceito. O nosso dicionário Aurélio nos ensina que preconceito é "conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimentos dos fatos".

As pessoas que não conhecem o nordeste, pensam que por aqui a vida se resume a seca, analfabetismo, cangaço, xaxado, peixeira, matutos e gente feia que tem uma praia para alegrar um pouco as nossas vidas. Eu mesmo tive a infelicidade de escutar isso da boca de uma pessoa que mora na capital federal e se mostrou uma completa sem educação e sem cultura. Fiz com que ela engolisse as palavras e a ensinei/apresentei o verdadeiro Nordeste e os nordestinos.

O povo da África passa pela mesma dificuldade.

Sempre gostei de conhecer, mesmo que por documentários e/ou filmes, as novas culturas dos povos espalhados pelo nosso mundo. Foi quando, já agora no ano de 2010, tive a curiosidade de assistir o filme chamado Invictus. Trata-se de um filme que mostra um pouco da vida do maior de todos os africanos: Nelson Mandela.

Pra resumir o filme, Mandela conseguiu fazer com que o mundo respeitasse o povo africano e, para isso, utilizou o esporte na forma do seu time nacional de rugby. O time, inicialmente desacreditado, teve o privilégio de ser apadrinhado por Mandela que ia pessoalmente ver os jogos e motivar os jogadores. O resultado disso é que o time foi crescendo, melhorando e terminou se consagrando campeão mundial desse esporte (fato real).

Já agora, no exato mês de Junho de 2010, o mundo para mais uma vez e volta as suas atenções para a África. Se dizia que os africanos não conseguiriam terminar as obras, que as obras não teriam qualidade, que a segurança ia ser precária e que a Copa seria um fracasso. Queimaram as linguas!

A Copa nunca teve um povo tão alegre como anfitrião. Praticamente todas as reportagens da tv mostram sorrisos, festas, alegria, motivação, cornetas, música e um povo feliz. As ruas foram tomadas, turistas superlotam hotéis e restaurantes e a África mostra que também é capaz! Os estádios estão prontos, as hospedagens dos jogadores refletem tradição, a imprensa tem centenas de matérias bonitas para mostrar e hoje se sabe que a África não tem apenas fome, animais e falta de dinheiro.

Pra mim, apesar de ser brasileiro, não importa muito quem vai levantar a tão cobiçada taça de campeão. O que levo de lembrança dessa Copa é o fato de constatar que a África também existe e que o seu povo está de parabéns por acolher o mundo no seu solo.

Obrigado África e africanos. O mundo dobra os joelhos aos seus pés! Vocês são campeões!

Rodrigo Nóbrega
rodrigonobrega13@gmail.com
08.06.10

Nenhum comentário: