quinta-feira, 3 de junho de 2010

Será que não tem notícia mais interessante a ser divulgada?

Todos nós, "gregos e troianos", precisamos estar conectados com o mundo do jornalismo que nos traz informações dos quatro cantos do mundo. A mídia, seja ela tradicional ou virtual, desempenha uma função primordial de dizer o que está acontecendo agora, o que tem de novidade e o que tem se atraso.

Acontece que a mídia, de uma maneira geral, parece que está nivelada por baixo e não sabe divulgar outra coisa a não ser morte (desastres) e política (ou seria politicagem?). Explico:

Costumeiramente, preciso viajar por algumas cidades e regiões da Paraíba e do Brasil. Quem tem família grande tem esse privilégio de poder visitar as pessoas em lugares diferentes e, paralelamente a visita, procuro analisar a realidade de novas culturas, novas gerações e novos mercados. Fico admirado com as belas coisas que descubro: gerações que estudam muito, descobertas/invenções de pesquisadores, melhorias no trânsito, danças, folclore e grandes empresas que crescem ou se instalam para explorar o mercado local.

Não aceito, de maneira nenhuma, o fato de sempre (eu falei SEMPRE) ligar a maior de todas as mídias (televisão), nos horários mais nobres onde estamos na hora sagrada da refeição, e assistirmos apenas duas pautas nas centenas de telejornais locais ou nacionais: morte e políticagem. Se televisão fosse "viva", aquele aparelho derramaria sangue quente pelos seus fios. Um verdadeiro absurdo e desrespeito à população e aos familiares das vítimas expostas na tela. Os "repórteres" expõem corpos ceifados, baleados, cortados ... cenas fortes que crianças podem estar tendo acesso naquele momento. Será que ninguém pensa nisso? CRIANÇAS que precisam ter a mídia como mais uma "professora" que traz ensinamentos, cultura e lazer.

Como se não bastasse, também nos deparamos com matérias e mais matérias sobre politicagem. Apenas para não se esquecer, a POLÍTICA (o conceito puro) é muito bonito, democrático e dinâmico. A política em si é a mais pura essência e desejo de um povo que escolhe seus representantes para lutar por melhorias para o povo. O grande problema é que transformaram política em politicagem. Falcatruas, descasos e falta de respeito com o erário são rotinas. Isso deve ser levado aos ouvidos de todos sim! Mas, será que podemos generalizar e dizer: "todos os políticos são desonestos"? Claro que não! Porque não temos matérias de bons projetos sendo divulgados na mídia? Porque se dá mais atenção ao "mal" do que o "bem"? Sabe aquele ditado que diz: "diga-me com quem tu andas que eu te direi quem tu és!" É justamente isso! Quando se tem acesso apenas a coisa ruim, você vai viver no mundo dos ruins!

Por isso senhores, das duas, uma: ou os editores das mídias procuram melhorar o mundo dando mais atenção às coisas boas, divulgando matérias construtivas OU peço humildemente à população que DESLIGUEM as suas tvs, rádios e deixem de ler jornais.

Qual a solução? FAÇA VOCÊ MESMO A SUA MÍDIA. A internet está aí e apresenta muitos estudos, boas soluções, boas matérias, bons livros, boas reportagens, boa política, enfim: muito do que é de melhor e merece audiência. Aos que não têm acesso à internet, sugiro que passem nas livrarias e comprem bons livros e capacitem-se! E não esqueçam: pra que você consiga mudar o mundo, inicie mudando o seu próprio EU!

Abraço a todos e vamos em frente!

Rodrigo Nóbrega
rodrigonobrega13@gmail.com
03.06.10

Nenhum comentário: