quinta-feira, 20 de maio de 2010

Vida de concurseiro !!!

No Brasil, criou-se um novo termo que não existe no dicionário Aurélio: concurseiro. Para aqueles que não sabem, concurseiro são aqueles estudantes que prestam concursos públicos em busca da tão sonhada estabilidade no trabalho. Mas, porque será que está cada vez mais difícil conseguir uma aprovação em um concurso público?
Sempre existiu concurso no Brasil. O conceito de ser funcionário público não era lá os melhores. Pensava-se que funcionário público era sinônimo de trabalhadores sem muita dedicação ao serviço e que estavam se lixando em dar sequencia a um trabalho dinâmico, justo e eficiente. Praticamente todas as repartições públicas era desestruturadas e tudo funcionava aos pedaços, mesmo se sabendo que os governos tinham verba para uma grande reforma.
Hoje, finalmente as coisas já vêm melhorando muito. A estabilidade profissional já motiva os que fazem parte da nova geração que antes não se interessavam pelos cargos. Os chamados concurseiros ocupam todas as cabines de estudos de todos os locais que disponibilizam local adequado para passar um dia inteiro vendo apenas um livro na sua frente. São horas e mais horas diárias aprendendo o que os livros nos ensinam. São horas e mais horas assistindo aulas nos diversos cursinhos que dão dicas do que vai cair na próxima prova. Apostilas, cartilhas, leis, estatutos, vídeo aulas, grupos de estudo e muitas ... muitas noites sem dormir.
O melhor ditado que já escutei sobre ser concurseiro é: "pense que é como se você estivesse em uma grande fila de um banco. A fila está andando, você não pode sair dela e, em breve, você vai ser atendido pelo caixa (R$)". Porém, lembre-se: a fila para ser concursado está cada vez maior, a quantidade de matérias exigidas nas provas é muito grande e o seu concorrente está estudando cada vez mais, nesse exato momento enquanto você está lendo esse artigo.
Então, aos concurseiros de plantão, desejo muito sucesso em forma de aprovação. Bom estudo e nos encontraremos na carreira pública.
Rodrigo Nóbrega
20.05.10

Nenhum comentário: