segunda-feira, 15 de outubro de 2007

O perfil do profissional de OSM

Há pelo menos três tipos de habilidades necessárias para que o administrador em OSM possa executar eficazmente o processo administrativo: a habilidade técnica, a humana e a conceitual.

Das habilidades técnicas:

Levantar dados, analisar, elaborar e implantar sistemas administrativos;
Lidar com programas, processos, processamentos, métodos e técnicas de análise administrativa, tendo em vista a planificação detalhada do processo de trabalho;
Reunir idéias de forma lógica;
Ter conhecimento das ferramentas e processos que a empresa usa.

Das habilidades humanas:

Capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz.

Da habilidade conceitual:

Compreender as complexidades da empresa como um todo e o ajustamento do comportamento da pessoa dentro da estrutura organizacional, promovendo ajustamentos necessários que são evidenciados através do levantamento e da análise de dados dos sistemas administrativos.

Por se tratar de uma função altamente especializada, requer um profissional do mesmo porte, com uma visão sistêmica de toda a empresa, sobre sua gestão de negócios e sobre o mercado onde atua. O profissional de OSM deve possuir os seguintes requisitos:

Ser um eterno pesquisador;
Ser versátil e possuir uma visão empresarial;
Forte capacidade de análise e síntese;
Ser altamente criativo;
Promover a integração interdepartamental;
Capacidade de liderança para processar negociações.

Texto extraído da apostila do Professor Eurico Sprakel – Graduação ASPER

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde Rodrigo Nóbrega,estou usando uma parte do seu artigo onde você analisa o perfil do profissional de OMS na organização.
Obrigada
Marilene de Maria RJ