domingo, 28 de outubro de 2007

Empreendedorismo caminha lado a lado com Capacitação

Empreendedorismo caminha lado a lado com Capacitação. Cada indivíduo, desde o aprendizado das primeiras letras, palavras, frases e números, tem a necessidade de capacitar-se constantemente. Somos levados a buscar novos conhecimentos, ensinados pelos mais diversos autores que vivem/moram/estudam nos quatro cantos desse nosso mundo de meu Deus.

A revista Época e a revista Veja, com certeza as duas maiores revistas que circulam no Brasil, trouxeram nas suas edições do mês de Outubro, matérias que falam da qualidade do ensino no nosso país. Todos sabemos que, no mundo moderno, é humanamente impossível de se ler/estudar tudo o que é colocado a nossa frente. Devemos filtrar a nossa leitura/estudo nos principais temas do nosso interesse. A Época nos apresenta que os livros didáticos que nossos filhos estão tendo acesso, trazem graves erros de ensino que fazem com que nossas crianças aprendam determinados assuntos de uma maneira, no mínimo, incompleta. Os órgãos de fiscalização do governo terminam autorizando que alguns livros sejam colocados no mercado do ensino fundamental e médio sendo escritos por autores que vestem a camisa de determinado seguimento social/político no qual se identificam. Isso é um caso extremamente grave, pois nossas crianças vão crescer com opiniões distorcidas da realidade nua e crua.

Paralelamente, o excelente artigo do Kanitz divulgado pela revista Veja, nos fala da importância que devemos ter em peneirar tudo o que lemos para não aprendermos de uma maneira errônea. O consultor sugere que devemos dar preferência em ler artigos escritos com dados estatísticos, gráficos, fórmulas e razões que enriquecem a nossa compreensão. Um texto/artigo sendo escrito e divulgado dessa maneira nos leva a crer que tudo, antes de ser exposto aos interessados, foi fruto de minuciosos estudos realizados por profissionais qualificados. Porém, não basta apenas isso! Devemos prestar atenção se os autores desses estudos nos dão opções de um contato pós-leitura. Um estudioso que se respeita apresenta “n” formas para que os leitores possam entrar em contato com eles e trocarem idéias, sugestões, críticas ou até mesmo estudos que vão derrubar as teorias apresentadas. Mais uma vez o nobre consultor se supera!

Já imaginou o que seria de nós se escolhêssemos estudos errados e, na hora de uma apresentação formal a uma empresa/órgão, divulgássemos dados que não condizem com a verdade? Pense nisso e vamos a partir de hoje, peneirar melhor as nossas leituras.
Eu sou capaz ! E você?

Rodrigo Nóbrega
rodrigonobrega@terra.com.br

Nenhum comentário: