segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Tipos de Propaganda

Quem investe em propaganda, deve estar conectado com os tipos de propagandas que podem ser lançadas no mercado. Várias são as técnicas à disposição, onde os profissionais de publicidade/propaganda devem analisar qual a que mais vai se adequar àquele consumidor.
Dentre outras, podemos citar:

Problema/solução – quando existe um problema que o produto da empresa é a solução desse problema;
Demonstração – quando o produto supera a concorrência;
Estimulação – muito usado nas áreas de alimentos e bebidas. Usando técnicas de som, movimento e imagem, excita-se o consumidor a adquirir o produto;
Informação – quando se explora a serventia do produto para os clientes;
Comparação – quando um produto é comparado por outro que já atua no mercado. Não é necessário informar o nome do outro produto comparado;
Analogia – quando se usa a comparação de um produto desconhecido por outro conhecido pelos clientes;
Símbolo – quando se utiliza símbolos que faz com que o produto seja facilmente lembrado;
Apresentador – utiliza uma pessoa que se identifique com o produto para que possa comunicar as vantagens desse produto;
Testemunho – quando uma pessoa respeitada em determinada área dá o testemunho de que aquele produto merece credibilidade;
Os sósias – quando se utiliza pessoas parecidas com outras famosas ou imagens trabalhadas para apresentar/vender o produto;
Cenas da vida real – muito utilizada em propagandas de material de limpeza. São gravadas cenas do dia-a-dia comum às pessoas para mostrar o produto;
Emoção – quando se explora mensagens que atingem o lado emocional dos expectadores;
Ecologia – mídia que se preocupa com o lado ecologicamente correto;
Esporte – apresenta saúde, lazer e vitalidade;
Sex-appeal – quando se usa a atração física para apresentar o produto;
Humor – mídia criativa, porém que deve ser substituída constantemente;
Música – técnica que utiliza a música para tornar a mídia mais eficaz, atingindo assim mais de um sentido sensorial;
Combinação de caminhos – técnica que se utiliza mais de uma das ações mencionadas acima.
Rodrigo Nóbrega

7 comentários:

tipos de propaganda disse...

muitoooo legal e interessantii gostei muitooooooo!

tipos de propaganda disse...

muitoooo legal e interessantii gostei muitooooooo!

julianny silva disse...

legal

Paola disse...

Muito legal! Adorei!

Paola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
yure guerra disse...

muito bom parabéns :)