quarta-feira, 22 de agosto de 2007

O sucesso das PARAPAN OLIMPÍADAS.

No último domingo, 19 de Agosto de 2007, tive a surpresa de assistir uma chamada no Fantástico (Rede Globo) dizendo que os Jogos ParaPan Olimpicos haviam acabado com uma vitória arrasadora da Delegação Brasileira. Daí, com um sentimento de alegria misturado com uma dose de vergonha por existir, me perguntei: “como é que pode as TVs abertas e/ou fechadas do Brasil não transmitirem com a mesma devoção esses jogos que nos tornam mais motivados para seguirmos a nossa caminhada?” Inexplicavelmente sem resposta e sem ninguém que pudesse me ajudar na procura por uma explicação, preferi baixar a cabeça como em um gesto de pedido de desculpas para os super atletas vitoriosos. Como se não bastasse, ao assistir uma reportagem de um jornal local (João Pessoa) me deparei com a notícia de que seis atletas medalhistas de ouro da equipe de futebol para deficientes visuais são paraibanos. Que orgulho e que vergonha !!!!

Não tem nenhuma pessoa nesse mundo que possa me convencer e explicar as reais razões das redes de tvs do nosso país a não transmitirem esses jogos, a não ser a mesquinhez causada pelos patrocinadores na busca pelo retorno financeiro. Só como exemplo, temos na tão rica seleção brasileira de futebol, com seus “astros” multimilionários que não sabem nem onde colocar tanto dinheiro, que agora deram pra dizer que não querem mais ser escalados para “tal” campeonato porque estão se sentindo cansados. Meus Deus ... alguém já imaginou se isso passava na cabeça dos consagrados rei Pelé e de Garrincha? E olhem que eles não ganhavam essas furtunas que esses Kakás e Ronaldinhos ganham. Outro exemplo é a seleção FEMININA de futebol que nos trouxe o ouro olímpico enquanto os bilhardários do masculino não trouxeram nada.

Como explicar que apenas UMA empresa patrocina os paraatletas? Apenas a Caixa Econômica Federal com os repasses das apostas feitas nos jogos das Casas Lotéricas de todo o Brasil é que investem financeiramente nesses verdadeiros campeões. Louvável para a CEF e para as Lotéricas. Vergonha para as demais empresas que se matam para poderem gastar dinheiro com as seleções principais. Que triste diferença!

Como cidadão que precisa aprender muita coisa com os ParaPan atletas, dou os meus mais sinceros PARABÉNS e o MUITO OBRIGADO por vocês existirem. Pessoas como vocês são verdadeiros motivadores para que possamos continuar na nossa busca incessante do sucesso e da superação. Gostaria muito de ter assistido aos jogos, mas as nossas “falcatruentas” tvs não deixaram.

Rodrigo Nóbrega
rodrigonobrega@terra.com.br
22.08.07

Nenhum comentário: