sábado, 11 de agosto de 2007

Retorno Eficaz Sobre o Investimento em Patrocínio

O aspecto da publicidade mais mal-compreendido, e potencialmente o mais arriscado financeiramente, é o patrocínio. Não importa o tamanho da sua empresa, sempre terá pessoas dando razões apaixonantes para você patrocinar o evento deles. É apenas uma questão de escala. Se for a Skol pedirão para patrocinar o "Brasileirão", se for a lavanderia da esquina poderá ser um time do bairro.

Segundo a IEG, empresa de consultoria, em 2001 foram gastos diretamente em patrocínio no mundo inteiro cerca de 25 bilhões de dólares. Contra 6 bilhões em 1987. De acordo com a mesma fonte isso é apenas a ponta do iceberg, pois para criar, divulgar, promover e implementar a estratégia de patrocínio as empresas gastam três vezes mais do que pagam diretamente pelos direitos comprados.

Será que o incrível crescimento do pagamento de direitos estará correspondendo a um crescimento semelhante no resultados do patrocinador? Nem de longe....e por quê isso ocorre?

1. Eles não sabem por que estão patrocinando: Patrocinam porque os concorrentes patrocinam ou porque sempre patrocinaram. Ou seja, primeiro pagam e depois descobrem o que compraram;

2. Eles não sabem o que esperam conseguir: O patrocínio é muito mais do que conseguir ingressos grátis ou confraternizar com celebridades. Ou até mesmo captura de imagens, visualizações. Ao patrocinar um evento deveria se esperar aumentar as vendas ou patrimônio da marca;

3. Eles não entendem o equilíbrio de poder entre eles mesmos e os vendedores de propriedade, seguindo as exigências e os caprichos impostos;

4. Não se concentram em obter um retorno sobre o investimento.


Escrito por: Emerson Filho http://ebraz2.blogspot.com/

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