segunda-feira, 30 de julho de 2007

10 motivos para se construir um e-Commerce

1-Conhecer o seu cliente: Saber, exatamente, quem é o seu cliente, talvez seja a principal vantagem de se vender pela internet. A cada compra é possível alimentar seu DataBase Marketing com informações que são a própria vida de sua empresa. Sabendo quem é o seu cliente, e exatamente o que ele compra, é possível prever a demanda, especificar promoções, posicionar produtos, etc...

2-Controle eficaz de estoque: A mecânica de vendas pela Internet permite que as empresas tenham somente produtos de alto giro. O e-Commerce permite que se trabalhe com múltiplos estoques, inclusive com estoques dos próprios fornecedores - o que chamamos de cross docking. Desta forma ganha-se agilidade, menores custos operacionais, menor capital de giro, etc...

3-Venda além de suas fronteiras: A Internet permite que o mundo esteja conectado, e não é diferente para o e-Commerce. Vender além das fronteiras, aonde as equipes de vendas não chegam, onde as lojas físicas não conseguem atender é tarefa do comércio eletrônico. Alguns grandes varejistas do sul do Brasil vendem mais para o sudeste, através da internet, do que em para seus próprios estados, onde têm suas marcas reconhecidas.

4-Facilidade para o consumidor: Dias de chuva, trânsito insuportável, muito trabalho, pouco tempo, e em algumas regiões até calor demais pode afastar o consumidor das lojas. O e-Commerce traz comodidade ao consumidor, que está cada vez mais adaptado a comprar pela Internet.

5-Aumente a oferta de produtos: O e-Commerce permite ao varejista oferecer um mix de produtos muito maior. Não existe a necessidade de estoque presente, a variedade conseqüentemente aumenta, a disponibilidade passa a depender de vários centros de distribuições, de vários estoques de várias empresas. Quem ganha? Todo mundo, o consumidor por ter mais opções, varejistas e fabricantes por oferecer e vender mais.

6-Descubra novos consumidores: Essa é uma das maiores conseqüências da diversidade que a internet proporciona. Ser o mais pertinente possível, oferecendo a maior variedade possível, atingindo o maior número de consumidores possível. É, de novo, a história do Long Tail e da viabilidade operacional influenciando os resultados da Internet.

7-O mercado da Internet está crescendo: Não há como discutir, os números estão aí e falam por si só. O e-Commerce cresceu em média 52% por ano, nos últimos 5 anos.

8-O custo de uma loja virtual: Essa vai diretamente para os varejistas que ainda não entraram na era do e-Commerce. A pergunta é quanto custa montar uma loja? Estoque, pessoas, instalações, prédio, façam as contas. Aí olhamos alguns dados como: A loja que mais vende do Magazine Luiza é a loja virtual, o mesmo acontece para Americanas, e tantos outros grandes varejistas já posicionam sua loja virtual entre as 5 maiores em faturamento. Qual o investimento para se montar uma excelente loja virtual, comparem, e entrem para arrebentar com o mercado.

9-Flexibilidade Promocional: Montar suas promoções para o e-Commerce têm suas inúmeras facilidades. Correções de curso podem ser feitas rapidamente, a mensuração dos resultados é instantânea, a execução da promoção é extremamente rápida. Na internet tudo responde mais rápido.

10-Não tem escapatória: O mundo converge para a Internet, o consumidor é multicanal, os resultados de quem investe no e-Commerce não deixam duvidas.

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