domingo, 11 de dezembro de 2011

Chegou o verão nas praias do Nordeste!

Dezembro sempre marca o início do verão onde brasileiros e estrangeiros se deslocam para as praias do nordeste do Brasil para curtir o sol e os passeios turísticos.

Vivo/moro na cidade de João Pessoa, capital da nossa tão bonita e honrada Paraíba. Tenho o privilégio de conhecer praticamente todas as principais praias aqui do nosso nordeste. Águas quentes esverdeadas, opções com muitas e poucas ondas, com pedras e sem pedras, com dunas e sem dunas, com bares ou paradisíacas e até mesmo com roupas ou seguindo o naturismo. Tem praia pra todos os gostos!

Com todo respeito que tenho a todos os demais estados do meu/nosso querido nordeste, posso afirmar que até hoje, com os meus 35 anos de idade, nunca vi uma praia tão bonita e boa de se frequentar como a praia de Camboinha, localizada entre as cidades de João Pessoa e Cabedelo - PB. Pra você que não conhece, vale a pena você agendar uma visita e desfrutar daquela beleza natural que encanta os olhos de quem está por lá!

Afora essa "carta de apresentação", o objetivo maior desse novo artigo é pedir, encarecidamente, em nome de todas as belezas naturais que temos a nossa disposição, aos milhares de turistas e "nativos" que cuidem melhor da nossa orla. Obvio que constatamos uma maior conscientização por parte de todos, mas também sabemos que podemos nos empenhar melhor!

Falo isso porque não é difícil a gente sair de casa rumo às nossas praias e nos depararmos com sacos plásticos, lixos não degradáveis, latas de alumínio, restos de combustível que saem das embarcações que matam a nossa falta e nossa flora. A nossa geração já está bastante atenta com relação ao respeito à natureza. Crianças já se comportam de maneira mais respeitosa. Mas, mesmo assim, não podemos relaxar!

Também alerto a todas as instituições públicas do nosso país, dos estados e dos municípios que invistam na maior conscientização e educação dos frequentadores das praias. Campanhas nas rádios, tvs, jornais, etc devem ser investidas. Agentes de limpeza precisam passar o dia inteiro nas praias ensinando as pessoas como se comportar e colher os lixos. Barcos da marinha e dos bombeiros também precisam fiscalizar melhor os pontos mais frequentados pelas embarcações, cobrar o cumprimento das leis, multar os infratores e parabenizar os que se comportam adequadamente.

Merece destaque as belas campanhas adotadas pelos amantes da natureza que cortam o Nordeste afora na busca da conscientização de todos. Entre eles, cito o Jeep Club da Paraíba, os ciclistas/bikers, todo o pessoal que faz trilha de moto, os "bugueiros", os caminhantes/corredores da orla, os surfistas e vários outros.

Não podemos aceitar que pessoas mal educadas e empresas destruidoras continuem desrespeitando a nossa natureza. Quero que os meus filhos e netos conheçam toda a riqueza que temos na nossa flora e na nossa fauna. Quero que eles cresçam convivendo harmoniosamente com animais e plantas livres da poluição, sem nenhum tipo de cativeiro.

Agora, se você também faz parte dessa legião de amigos da natureza, faça a sua parte de maneira honrosa. Não suje e não deixe sujar. Não agrida e não deixe agredir. Leve a sua mensagem para os seus amigos e para o seu "amigo" que está do seu lado na praia!

No mais, curta uma boa praia, descanse e vamos em frente!

Rodrigo Nóbrega
@nobrega_rodrigo

Nenhum comentário: