quinta-feira, 11 de junho de 2009

A Copa de 2014 também é nossa !!!

Como um bom brasileiro que sou, acompanhei com grande expectativa a divulgação das cidades selecionadas pela FIFA para sediarem a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Todo brasileiro sabe que o Brasil é o país que organizará o maior evento do planeta e já começaram os grandes, milionários e extraordinários preparativos.

Nunca poderia imaginar que isso viesse acontecer aqui na “terra brasilis”. O maior evento do mundo, do esporte que eu mais gosto sendo realizado no meu país. Melhor ainda foi ver que cidades bem próximas de João Pessoa vão acolher alguns jogos. Recife e Natal, cidades há menos de 02:30h de viagem de carro vão receber os melhores atletas do mundo. Que glória !!!

Muito se fala pela imprensa e pelos políticos daqui da Paraíba pelo fato de João Pessoa não ser uma das sedes. Seria importantíssimo para a nossa cidade e para o nosso estado. Mas, sinceramente, será que com essas brigas de coronéis, onde duas correntes só pensam em vontades próprias e nunca se unem para nada, o nosso estado e a nossa cidade iam fazer bonito nesse acolhimento, onde o mundo todo ia nos conhecer, nos visitar e nos divulgar?

Brigas a parte, prefiro pensar na parte boa do “negócio”. Sou FLAMENGUISTA de coração, gosto demais do esporte futebol, admiro demais a organização de um evento gigantesco que é a Copa do Mundo e sei que a minha cidade João Pessoa vai se beneficiar e muito com a escolha de Recife e de Natal. Se não, vejamos/pensamos pelo lado do empreendedorismo:

Quem estuda logística sabe que as empresas devem analisar todas as possíveis opções para transportar os seus produtos para um outro destino. Como Recife e Natal vão ser as sedes, o melhor para toda a imprensa do mundo é montar as suas bases em um ponto que seja intermediário para atender as duas cidades no menor prazo de tempo. Não falo aqui em montar toda a estrutura da imprensa. Mas sei que João Pessoa vai sim ganhar muito com tudo isso. Falo na imprensa porque ela necessita ser extremamente ágio nas informações. Mas também devemos pensar que Recife e Natal não tem como comportar os trilhões e trilhões (exagero) de fanáticos que viajam para assistir aos jogos. Não tem leito que atenda essa galera toda. E porque não pensar em se hospedar em uma cidade tranqüila, acolhedora, bonita e há apenas 02:30 dos jogos? Pra quem saiu do outro lado do mundo, esse tempo de viagem não é nada. Sem contar que a hospedagem aqui vai ser muito mais barata do que nas cidades sedes. Dá até pra assistir um jogo e voltar para dormir aqui em JP. Simples e muito mais barato. E o que falar das empresas que trabalham com excursões?

Penso também em apresentar a nossa cidade para que os times de futebol possam usar os nossos campos/gramados para fazerem seus treinamentos. Temos estádios, academias, clubes e boas estradas (as melhores do NE). Poderão organizar até mesmo os famosos treinos secretos ... Será que poderíamos transformar isso em ação social, cobrando alimentos para assistir os treinos abertos e doar aos mais necessitados?

Só peço aos briguentos “formadores de opinião” daqui da nossa Paraíba velha de guerra que, por tudo o que é sagrado, em benefício do esporte que une povos e gerações, pelo menos nesse ponto sejam unidos e iniciem a preparação da nossa cidade para acolher esses visitantes. Daqui pra lá vamos precisar treinar taxistas, hoteleiros, policiais em pelo menos bons tratos e cursos de inglês que é uma língua mundial. Temos muito tempo para isso, mas o tempo não para e precisamos dar o nosso primeiro passo.

Acreditem: João Pessoa e a Paraíba vão ganhar muito com Recife e Natal. Vamos unir forças e nos reunir com os governantes pernambucanos e potiguares. Vamos mostrar ao mundo o que temos de melhor. Os três estados agradecem e nós, amantes do futebol também.

Rodrigo Nóbrega
11.06.09
rodrigonobrega13@gmail.com

Nenhum comentário: