segunda-feira, 29 de setembro de 2008

A crise americana e os seus irresponsáveis

Há alguns meses, fui apresentado ao mundo das bolsas de valores. Durante alguns anos estudei Economia na UFPB e, além disso, a minha profissão de administrador com pós-graduação em marketing exige que eu seja o mais informado possível com a chamada macroeconomia. Após alguns períodos de estudos e análises, resolvi então investir uma boa quantidade de recursos nas ações da Petrobrás, da Vale do Rio Doce e da Companhia Siderúrgica Nacional. Até então, tudo levava a crer que eu teria uma rentabilidade de uns 25% no final de um período de 12 meses. Fantástico!

Copiando a famosa frase do nosso Presidente Lula, “nunca antes na história do nosso país, a bolsa de valores esteve tão bem”!

Acontece que, desde a era de Collor, com a abertura do mercado externo, que sentimos na pele os pontos positivos e negativos do mercado globalizado. Tudo o que acontece no outro lado do mundo pode ser refletido aqui no nosso Brasil. Mas, porque praticamente nunca vemos o lado contrário da história? Como pode um (ou alguns) bancos que são “formadores de opinião” do mercado financeiro mundial quebrar? Logo eles que falavam tão mal da nossa economia, da nossa inflação e que, com isso, levava os dinheiro dos investidores estrangeiros para longe da nossa terra ... Esses “sem vergonha” irresponsavelmente abriam a boca para falar tão mal do Brasil que nós ficávamos meio que perdidos nesse bate boca de um falando mal e os nossos economistas falando bem da nossa economia. Há anos que vejo/acompanho que estamos superando as metas de crescimento do PIB, de superávit primário, de dólares poupados que já dá para pagar a dívida externa, etc, etc, etc... Lógico que ainda falta muita coisa para ser melhorada. Mas, já diz o ditado que “tudo se começa pelo começo”.

Agora vem a crise americana. Os irresponsáveis bancos que até então só falavam mal do Brasil e dos países ditos emergentes quebram do dia para a noite com a desculpa de terem emprestado mais dinheiro do que podiam. Mas, como alguém pode emprestar mais do que tem? Como alguém que comete esse tipo de erro primário pode falar mal de um Brasil que está fazendo a lição de casa de acordo com o que manda (obriga) esses mesmos bancos? IRRESPONSÁVEIS !!! Essa é a palavra mais respeitosa que encontrei para definir esses verdadeiros ladrões que usam o mercado e os pequenos investidores como verdadeiros mamulengos. Pior é ver que o mais incompetente de todos os governantes, o praticamente analfabeto Presidente Bush baixa a cabeça e “humildemente” pede para que o mundo, e os deputados e senadores americanos, possam ajudá-lo a superar a crise. Ajudar??? Porque esses bancos não nos ajudaram simplesmente não mentindo dizendo ao mundo que a nossa economia não presta? Porque que eu vou torcer para que consigam recursos para pagar os erros cometidos pelos irresponsáveis? Eu quero mesmo é que eles quebrem!!! Morram, afundem e nunca mais voltem a falar mal do meu país, do meu povo e não cometam os mesmos erros que cometeram.

Qualquer coisa posso pedir ao Stephen Kanits, Joelmir Beting, Alexandre Garcia ou ao Professor Polari (reitor da UFPB, paraibano e economista respeitadíssimo) para que possam dar uma verdadeira aula de “como administrar as suas finanças SEM MENTIR. Quem sabe eles possam aprender muito com os brasileiros. Ou quem sabe eles possam chamar o tio Patinhas dos quadrinhos para injetar dinheiro nas empresas desses falidos.

Eu acredito no Brasil e faço a minha parte para que o meu país melhore cada vez mais!!! E você?
Rodrigo Nóbrega

Nenhum comentário: