terça-feira, 1 de abril de 2008

Quando a tecnologia se transforma em uma “perna”.

Quase sem perceber, estamos nos tornando praticamente viciados pelas tecnologias que estão à nossa disposição. Várias são as opções a nossa disposição que tornam as nossas vidas, profissões e lazer mais produtivas e rápidas.

Nesse último final de semana, logo ao iniciar as minhas atividades do dia, me deparei com um fato que não imaginava que ia me “descabelar”. Ao tentar ligar o meu computador, tive a infeliz surpresa de vê-lo com defeito. Ele simplesmente não ligava. Justamente no dia em que eu precisava imprimir um documento extremamente importante e enviar um e-mail para um cliente. Após desistir de tentar encontrar o defeito do computador, me encaminhei para o meu quarto para assistir algum programa na televisão que estava sendo transmitido naquele momento. Já deitado na minha “caminha”, fui navegar nos canais à minha disposição, mas ... simplesmente o controle remoto da TV não estava funcionando. Eu precisaria sair daquele meu aconchego para mudar de canal no próprio aparelho. Mas ... e a preguiça deixava? E mais: onde fica o botão que faz mudar os canais? Como faço para iniciar o desligamento automático? Como vejo as horas e aciono a tecla SAP? Meu Deus ... caiu a ficha que me mostrou que já não consigo “sobreviver” sem a tecnologia!

Às vezes nos deparamos com uma situação de esquecer o nosso celular em casa ou até mesmo ficamos agoniados quando a sua bateria descarrega e estamos na rua sem o nosso carregador. Mesmo gravando os meus arquivos no meu pendrive para ter os meus documentos sempre salvos e seguros, vi que ainda faltava salvar algumas coisinhas. Pior será para conseguir novamente os e-mails dos amigos, profissionais e empresas que sempre entro em contato e que estava gravado na minha agenda do Outlook. Isso sem falar nos demais programas (softwares) que tinha gravado no meu “hd” que será necessariamente formatado. Hd, pendrive, formatar, wireless, outlook, e-mail, msn, orkut. Quantas palavras antes estranhas que estão se “aportuguesando” e já fazem parte do nosso vocabulário.

É meus caros amigos. Conforme foi o meu comentário inicial, estamos sim dependentes da tecnologia. Não conseguimos viver sem ela. Não conseguimos produzir nada de maneira eficaz sem a utilizarmos. Não conseguiremos aprender e nem acompanhar os novos lançamentos dos produtos sem utilizarmos os aparelhos e sistemas tecnológicos. E quando as compramos e usamos, entramos no mundo do acesso mais rápido ao aprendizado (internet), ao mundo mais dinâmico da consulta dos valores cobrados dos produtos e serviços no mundo todo, do mundo da comodidade e da presteza.

Fico pensando nas grandes empresas que utilizam TI no Brasil e no mundo. O prejuízo que elas têm quando acontece um acidente desses é enorme. Deve ser desesperador. Estamos utilizando uma “nova perna” e não nos damos conta. Essa “perna” se chama tecnologia. Quem é avesso a tecnologia está manco. E, para os que estão mancos só existe uma solução: comprar uma perna mecânica. E isso só se produz com tecnologia. ehehe

Rodrigo Nóbrega
rodrigonobrega@terra.com.br
01.04.08

Nenhum comentário: