quinta-feira, 5 de julho de 2007

Você é uma pessoa Assertiva?

No dicionário Aurélio a palavra assertiva significa afirmação, ou seja, para uma pessoa ser assertiva ela precisa ter uma postura afirmativa. É importante não confundir o termo assertivo com acerto, que está relacionado com ato ou efeito de acertar e não a afirmação.

Quando conversamos com as pessoas nós emitimos três tipos de comportamentos diferentes: somos agressivos quando desrespeitamos, xingamos, ironizamos, causando uma forte impressão negativa e mais tarde nos arrependemos; somos passivos quando não dizemos o que pensamos e não colocamos nossa opinião, buscando a resposta apropriada depois que a oportunidade passou (eu devia ter dito... ou eu devia ter feito...), gerando sentimentos de insegurança, ansiedade e insatisfação.

Essas duas primeiras categorias de comportamentos provocam sensações desagradáveis e são associadas a diversos problemas no relacionamento interpessoal, bem como a problemas que afetam a saúde como tristeza, estresse ou ansiedade, conseqüências de não falarmos o que queremos ou o que pensamos.

A terceira forma de agir se chama comportamento assertivo. A pessoa que consegue agir em seus próprios interesses, a se afirmar sem ansiedade elevada, a expressar sentimentos sinceros sem constrangimento, exercitar seus próprios direitos sem negar os alheios, é considerada assertiva.

Quando somos assertivos nos sentimos bem pela convicção de termos feito aquilo que acreditamos e achamos justo, considerando nossos interesses pessoais e, ao mesmo tempo, respeitando os direitos das outras pessoas. A assertividade não deve ser confundida com egoísmo, que é um comportamento visando apenas à vantagem de quem o faz e não considera os direitos dos demais.

As atitudes assertivas são compostas por: olhar nos olhos; manter um tom de voz apropriado (nem muito alto, nem sussurros); gestos e posição do corpo são direcionados a quem nos ouve (sem gestos exagerados nem corpo rígido); o conteúdo da conversa deve ser respeitoso, porém firme escolhendo lugar e hora apropriada.

É necessário ficarmos atentos a algumas pessoas insatisfeitas com atitudes assertivas (principalmente as que não respeitam nossos direitos), pois elas se empenharão em nos manipular para sermos passivos ou agressivos. Não devemos ceder a essas pessoas nos mantendo firmes.

Aparentemente é muito difícil reunir todos esses componentes, mas essas ações surgem naturalmente quando somos assertivos, já que ficamos a vontade por dizer o que pensamos e sentimos sem agredir ou ser agredido.

A assertividade não é uma fórmula mágica para uma vida perfeita, mas é uma característica bastante valorizada e saudável. No meio organizacional, acadêmico e na vida social facilita nossas relações e o trabalho com as pessoas graças às ações mais diretas e objetivas que a assertividade propicia.

Aqueles interessados em aprender o comportamento assertivo podem fazer um treinamento com um psicoterapeuta cognitivo-comportamental. Esse trabalho é feito no consultório e estendido na prática do dia-a-dia através de exercícios, no qual o cliente é orientado pelo terapeuta passo a passo a se comportar assertivamente. As conseqüências deste trabalho aparecem com a diminuição da ansiedade, a melhora da auto-estima e o melhor relacionamento com as pessoas, tanto na profissão como com amigos e familiares.

Glauco Barbosa de Araújo
Psicólogo Clínico Cognitivo-Comportamental
Pós-Graduado em Psicologia Cognitivo-Comportamental

Nenhum comentário: