Depois de um longo inverno, finalmente um artigo para atualizar o meu blog. E, para reinaugurar este espaço, volto a falar um pouco mais sobre marketing eleitoral e a grande importância de se fazer um planejamento de uma campanha eleitoral.
Sabe-se que nada do que envolve administração deve ser levado adiante sem um planejamento muito bem construído, entendido e sendo colocado em prática com eficácia. A teoria de se fazer isso é muito simples, mas a prática é incrivelmente difícil de ser implantado.
O primeiro motivo da dificuldade é o fato de que nas faculdades não se ensina a maneira mais básica de se construir um planejamento documentado. Os alunos sabem que existe "um tal" de plano de negócios, mas não sabem elaborá-lo. Os professores podem até saber como se construir um PN, mas não se dedicam, como deveriam, a ensiná-lo aos estudantes.
Existem vários cursos, espalhados pelo Brasil inteiro, que ministram aulas sobre como construir um PN. Sites, artigos, vídeo aula, blogs, etc também nos auxiliam. Mas, o grande lance de tudo isso é saber elaborar o PN. O profissional envolvido deve ser extremamente criativo, pró-ativo, dinâmico, observador, didático e tem que saber passar todas as informações de forma compreensível para o papel (o projeto em si).
Aproveitando que estamos em período eleitoral, resolvi apresentar alguns tópicos que, necessariamente, devem compor um PN para a área de Mkt Eleitoral. Antes disso, apenas lembro que devemos saber que existe um grande diferença entre Mkt Político e Mkt Eleitoral, que prometo falar mais sobre isso em um outro artigo.
Vamos aos tópicos. A saber:
A candidatura;
Necessidades das ações por região;
Cenário futuro das campanhas;
Visão;
Missão;
Infra-estrutura;
Cronograma de atividades;
Coordenação geral;
Secretaria geral;
Propaganda;
Financeiro;
Jurídico;
Serviços;
Capacidade do candidato;
Estratégias de mkt;
Bases e ações.
Toda ação em mkt eleitoral deve ser desenvolvida através de projetos bem elaborados para serem bem executados durante todo o processo em questão. Tudo deve ser construído através de dados e informações adquiridas nas suas bases eleitorais para se saber quais os desejos e necessidades mais importantes a serem atendidas. Antes de cada promessa de campanha, deve-se saber o que prometer para que não se caia na fama de político mentiroso que promete e não cumpre. Antes de uma ação política, devemos estudar a região e onde conseguir recursos para melhorar a qualidade de vida dos eleitores. E, por final, deve-se encontrar meios e ações que possam apresentar aos eleitores e a população em geral, uma espécie de prestação de contas de tudo o que esta sendo feito em benefício dos mesmos.
Se formos traçar um paralelo entre mkt eleitoral e uma empresa privada, podemos comparar como se uma eleição fosse a pré-venda do produtos e a prestação de conta como a pós-venda.
Ainda vamos voltar ao assunto!
Rodrigo Nóbrega
rodrigonobrega13@gmail.com
18.04.10
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