Um cliente é a pessoa mais importante da empresa. O cliente não depende de nós, nós é que dependemos dele. O cliente não interrompe nosso trabalho, ele é o produto do nosso trabalho. Não fazemos um favor quando os servimos, ele é quem faz o favor de nos dar oportunidade de servi-lo. O cliente não é alguém com quem devemos discutir ou argumentar - ninguém jamais ganhou uma discussão com um cliente. O cliente é uma pessoa que nos procura com seus desejos - é nosso dever satisfazer esses desejos de forma lucrativa para ele e para nós mesmos.
Criar valor para os compradores não é uma mera "função de marketing"; é análogo a uma orquestra sinfônica, onde a contribuição de cada grupo de instrumentos é orientada e integrada por um regente, criando um efeito sinérgico. O vendedor deve aproximar-se e integrar-se efetivamente. A meta de toda empresa (e não apenas de um departamento) é criar um valor superior para os seus compradores. As estratégias de marketing devem ser concebidas de modo que se adaptem às necessidades dos consumidores e que façam frente às estratégias dos concorrentes. A empresa deve pôr em prática o mix de marketing que melhor atenda os seus objetivos nos seus mercados-alvo. Isso envolve quatro funções de administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle.
Extraído do livro Princípios de Marketing - Philip Kotler.
Rodrigo Nóbrega
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