terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Todo carnaval tem o seu fim !

Brasil: terra do futebol e do carnaval! Crescemos escutando esta frase que tanto nos orgulha e que se espalhou aos quatro cantos do mundo. Assim somos conhecidos nos diversos países que conhecem um pouco da nossa história. Ou seria estória???

Segundo dados da Anthropos Consulting, empresa do renomado consultor Professor Marins Filho, o nosso Brasil apresenta o seguinte perfil:

O Brasil é o maior país com área cultivável do mundo (22% dessa área);
O Brasil é centro de excelência em setores como engenharia aeronáutica, tecnologia de exploração de petróleo em águas profundas, desenvolvimento de satélites, enriquecimento de urânio, agricultura tropical e vacinas;
Temos 42% do PIB da América Latina e o PIB da Argentina equivale ao do interior do Estado de São Paulo; o PIB do Chile, ao da Grande Campinas;
O Brasil é responsável por 30% do faturamento do setor de café no mundo, 20% do de soja, 8,5% do setor de frangos, 4,5% de calçados, 3,2% de aço e 2,9% de automóveis;
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) já tirou mais de 600 mil crianças e adolescentes de 7 a 14 anos do trabalho penoso, insalubre e degradante e os devolveu aos bancos escolares;
Em solo brasileiro estão instaladas, entre outros fabricantes, a Audi, Chrysler, Fiat, Ford, General Motors, Honda, Mercedes, Peugeot-Citroen, Renault, Scania, Toyota, Volkswagen e Volvo?;
Foram ouvidos mil empresários responsáveis por 90% dos investimentos diretos no mundo, o Brasil está em terceiro lugar na preferência dos megainvestidores, superado apenas pelos EUA e China;
O programa brasileiro contra a AIDS, com a distribuição gratuita do “coquetel de medicamentos”, é considerado, pela Organização Mundial de Saúde, como um dos melhores do mundo;

Mas, porque somos o país do futebol e do carnaval? Porque apenas essa imagem é passada para a grande mídia mundial? De quem é a culpa?

Me entristeceu o fato que presenciei no último dia 01 de Fevereiro de 2008. Para muitos brasileiros, data que se iniciou o tão esperado período do carnaval. Que maravilha! Nesse dia, estávamos dando seqüência aos nossos negócios voltados para a construção civil, quando ligamos para um corretor de imóveis que estava nos vendendo dois terrenos do nosso interesse. Ligamos para fechar a nossa compra pelo preço que ele estava oferecendo porque sabíamos que era um excelente negócio. Foi quando veio a surpresa com a resposta do dito vendedor: “Tudo bem, está assegurada a venda. Mas, vamos assinar a papelada na quarta-feira de cinzas (após o carnaval) porque hoje estou saindo pra viajar”.

Êpa, como assim deixar para assinar tudo após cinco dias de carnaval? O que mais faltava para concretizar a compra/venda dos terrenos? Estávamos com o dinheiro, o pagamento seria à vista via depósito bancário e tudo isso sendo “amarrado” no cartório. O que mais faltava?

Será que o “vendedor” não pensa que após os cinco dias requeridos nós não podíamos conhecer novas áreas, com preços melhores, com condições de pagamentos melhores, com vendedores que efetivassem a compra/venda de uma forma imediata?

Durante os meus anos de muita dedicação às lições da administração e do marketing aprendi e aprendo (agora na minha pós-graduação) que devemos superar a expectativa do consumidor para tentar fidelizá-lo, para que esse consumidor possa voltar a nos comprar mais e mais vezes. Mas, o que eu vou dizer aos meus amigos de classe da pós-graduação sobre esse fato acontecido? Já sei. Vou citar como exemplo da maneira como NÃO fazer, como NÃO se comportar, como NÃO conquistar um cliente.

Pior é saber que não existe apenas esse “vendedor” que só funciona após o carnaval. Por onde andamos nos deparamos com uma enorme quantidade de funcionários públicos, políticos e até empresários que se comportam da mesma maneira. Muitos só ligam as turbinas após a festa dos confetes e serpentinas. Entristece ver que o PIB pára, as empresas dão folga aos funcionários e as repartições fecham ou decretam ponto facultativo (piada). Enquanto isso, assisti uma matéria que informava que na China só existe seis (06) dias de feriado durante o ano todo. É isso mesmo ... eles trabalham sem parar por 359 dias do ano! Alguém aí tem dúvida de saber o porquê que eles estão dominando o mundo????

Enquanto isso estamos em festa. Muita cerveja, música de “beber, cair e levantar” e muitos corpos à mostra nas ruas e na tv. Depois não sabemos responder o porquê somos conhecidos como o país do carnaval. Nós mesmo não fazemos por onde mudar essa imagem degradada e a imprensa não divulga os dados citados acima porque não dá “Ibope”.

Se isso serve de consolo, pelo menos o carnaval 2008 aconteceu no início do mês de Fevereiro. Mas, vem aí a Semana Santa, o São João, os feriadões ....

Rodrigo Nóbrega
05.02.08

Nenhum comentário: