quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

A raíz do empreendorismo

Crescemos escutando dos nossos avós, pais e parentes mais velhos que “O Brasil é o país do futuro”. Quando ainda somos crianças, isso nos faz crer que em poucos anos vamos poder viver em um mundo muito mais fácil. Quando crescemos, nos deparamos com um país com muitas mudanças e dificuldades a serem solucionadas.

Na faculdade, aprendemos que devemos ser cada vez mais empreendedores. Muitos assim se classificam, porém poucos assim realmente o são. O empreendedorismo deve ser incentivado desde o período escolar. Desde o aprendizado das primeiras letras. O sistema de ensino encontrado em 99% das escolas do mundo todo são do tipo “decoreba”. Nada fazem para que os alunos possam inventar, criticar, entrar em desacordo e principalmente, não incentivam a sugestão de novas idéias na busca de soluções inovadoras.

O mundo precisa de novas soluções para os problemas existentes. E essas soluções devem ser apresentadas pelos novos potenciais que surgem nos quatro cantos do mundo. Eles precisam de mais espaço, de mais apoio, de ferramentas para que possam trabalhar e ajudar na busca pelo sucesso com respeito à natureza. E tudo isso nasce com o incentivo à educação ... isso mesmo: EDUCAÇÃO. Nenhum continente, país, estado ou município vai melhorar na sua saúde, infra-estrutura, igualdade social, alimentação, etc sem que o primeiro passo seja dado no aprendizado. Essa é a solução !

Devemos mudar o sistema de ensino da imensa maioria das nossas escolas. Devemos sair do “decoreba” e incentivar o ser pró-ativo desde criança. Dessa maneira, o fato de ser pró-ativo vai se tornar comum. Ninguém vai aceitar viver em um mundo cheio de rotinas. Todos vão querer quebrar paradigmas. Novas invenções vão surgir em benefício dos povos e com respeito à natureza. Não encotraremos pessoas inescrupulosas e sem preparo ocupando cargos importantes. E devemos fazer isso o quanto antes ... antes que a própria natureza se vingue com a falta de empreendedores !

Rodrigo Nóbrega
13.12.07
rodrigonobrega@terra.com.br

Nenhum comentário: