sábado, 17 de janeiro de 2009

É Verão !!!

Todos já sabem que uma das minhas paixões é o Empreendedorismo. Um dos “braços” do empreendedorismo é o voltado para a área pública de um Estado.

Falo isso porque, mais uma vez, fiquei admirado com o poder que o turismo tem como força propulsora em uma cidade. João Pessoa, mais uma vez, é invadida (no bom sentido) por milhares de turistas que visitam a nossa capital. Informações da Associação de Bares e Restaurantes, Hotéis e Pousadas, Passeios Turísticos, Imobiliárias para locações de imóveis de temporada .... tudo, absolutamente tudo atuando / trabalhando com 100% da sua capacidade.

Lógico que todo esse sucesso não é reflexo de ações de agora. Existe um grande projeto de incentivo que se iniciou há alguns anos atrás. João Pessoa e a Paraíba já são apresentadas nas novelas, telejornais, eventos internacionais, revistas de turismo e até mesmo nos folders distribuídos nos vôos nacionais e internacionais das grandes empresas de aviação.

Sabe-se que o turismo é incrivelmente capaz de atingir uma parcela gigantesca dos segmentos econômicos / produtivos de uma região. Em João Pessoa não é diferente! Como já disse, todos os hotéis, pousadas, restaurantes, barezinhos, lanchonetes, empresas que organizam passeios náuticos, empresas que organizam excursões, enfim, TUDO está “a todo vapor”. Tudo gerando e girando recur$o$ para os empresários e para o poder público que acreditou e investiu na divulgação da nossa região há tempos atrás.

Sou frequentador assíduo da famosa “calçadinha da praia de Tambaú”. Há anos que pratico esportes naquelas areias. Usando o jargão do nosso Presidente Lula: Nunca antes da história da nossa cidade, tínhamos visto tanta gente circulando na nossa orla. É bonito de se ver. É bonito escutar que os turistas estão elogiando a nossa praia, a nossa cidade, a nossa recepção, o nosso calor humano. Se partimos para as águas mansas da praia de Camboinha, nada é diferente. Está difícil até mesmo da gente caminhar pelas areias. Muita gente de verdade! Você sente que o mercado está “pulsando”, ativo, gerando, contente.

Parabenizo a todos os que acreditaram e continuam acreditando nesse cenário. Peço que os investidores continuem investido nesse setor; e peço que as autoridades públicas façam as suas partes do “pós-venda”. Este sim, um fato que ainda precisamos melhorar significativamente. Ainda precisamos capacitar toda a nossa linha de prestação de serviço. Desde os taxistas, passando pelos atendentes dos hotéis, bares, restaurantes; investindo melhor nas mídias que incentivam a preservação da natureza, da limpeza das praias, dos arrecifes; fazendo um trabalho de conscientização com os ambulantes para que limpem e organizem o seu ambiente de trabalho ...

No mais, que venha muito mais Verão Total, Estação Nordeste, praia de Camboinha, Tambaba, Picãozinho, Areia Vermelha, Carapibus, Lucena ... e, logicamente .... sol e muita cerveja gelada !!!


Rodrigo Nóbrega
rodrigonobrega@terra.com.br
17.01.09

Nenhum comentário: