terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Quando o empreendedorismo atua na iniciativa pública – II

Há um mês atrás, tive o prazer de escrever a respeito da iniciativa da PMJP de realizar o evento chamado Estação Nordeste. Agora, me sinto na obrigação de também falar do extraordinário evento idealizado e realizado pelo Governo do Estado da Paraíba.

Nada pode ser tão perfeito como juntar cultura, lazer e natureza. Três das grandes forças que se comportam quase como uma necessidade fisiológica: cultura leva à educação; lazer leva ao relacionamento interpessoal; natureza deve ser respeitada e admirada. A Secretaria de Esporte e Lazer da Paraíba, juntamente com o Salão do Artesanato, foi capaz de linkar esses três “poderes”. Nas areias da praia do Cabo Branco, na área mais nobre do nosso estado, foi montada uma enorme estrutura que acolheu, durante quase 30 dias, cerca de 15 mil pessoas por dia. Repito: foram 15 mil pessoas, das mais variadas classes econômicas/sociais, que vivem/moram nos mais variados bairros da nossa região, do nosso país e do mundo, se deliciando nas diversas opções à disposição. Pude presenciar e visitar o local por diversas vezes. Vi o que eu e todos os amantes/habitantes de João Pessoa gostam de ver: vi milhares de pessoas conhecendo a nossa cidade, a nossa terra, a nossa gente, o nosso potencial, a nossa cultura, o nosso esporte, os nossos atletas, a nossa música .... enfim ... vi os visitantes de outras cidades, estados, países falando bem, aliás, muito bem da nossa cidade. Dava orgulho de ser daqui !!! Opa ... eu falei dava ???? Por que usei o verbo no passado?

Um dos princípios constitucionais que todos os administradores públicos são obrigados a seguir é o da CONTINUIDADE das ações. Para se resumir, eles devem continuar fazendo ações que beneficiam a população em geral de uma forma diuturna, sem interrupções, e não podem usar dessas ações como promoção dos seus próprios nomes. Daí vem a minha pergunta: finalmente o verão passou, o carnaval também e o Brasil voltou a produzir. Mas, qual será a próxima grande ação com essa qualidade? Voltarei ao assunto!

Voltando ao evento em si, tive o cuidado de conversar com as duas partes de “negócio”. Primeiramente conversei com um dos assessores da organização. Pude ver a sua satisfação em comentar do sucesso do evento. Tudo tinha dado certo. Foi quando veio a novidade: a certeza de que o evento vai se repetir no ano que vem de uma maneira ainda maior, com o apoio e cobertura da grande mídia nacional. Se a mídia interna, juntamente com o boca-a-boca já fez do evento esse sucesso, imagina como será na próxima edição? Vamos torcer para que tudo se concretize!

Também tive o cuidado de conversar com um amigo que considero um dos grandes artistas da nossa terra. Ele estava expondo a sua arte no Salão do Artesanato e pôde dar o seu testemunho que “jamais tinha vendido tanto em tão pouco tempo”. Isso era “de uma boca só” entre os participantes. Divulga-se na mídia oficial que as vendas superaram a quantia de 1 milhão de reais durante o evento. Espera-se vender outros “zilhões” a partir de agora, depois dos grandes contatos e encomendas requisitadas.

Na parte que envolvia o lazer, pude ver de perto a alegria das milhares de crianças que usufruíram dos brinquedos nos mais de 4 mil metros quadrados de espaço. Apenas como exemplo, posso dizer que lá existia: cama elástica, escorregos, internet, pinturas, palhaços, animadores e muita comida e bebida (água + refrigerante) para toda a criançada. No que toca o lazer/esporte para os adultos, foram organizados vários campeonatos de futebol de areia, queda de braço, vôlei de praia (inclusive com a participação dos mega hiper campeões mundiais e olímpicos Ricardo e Emanuel), etc. Tudo isso contando com área cercada, segurança, primeiros socorros, bombeiros, policiais militares e policiais de trânsito. O que mais faltava? O pessoal simplesmente pensou em tudo!

Como é bonito de se ver uma atitude empreendedora no cenário público. Como é bonito de se ver que o povo daqui de João Pessoa sabe valorizar as grandes ações sendo oferecidas para ela (população). Como é bom escutar os bons comentários ditos pelos turistas que nunca o vimos, mas que temos a quase certeza de vê-los novamente no próximo verão.

Como final da minha escrita, fico torcendo para que outros eventos públicos e empreendedores possam ser realizados. Peço que os ocupantes dos grandes cargos públicos deixem as picuinhas de lado e se unam em benefício da população que não agüenta mais o marasmo de subdesenvolvimento social. E fica o testemunho: nunca imaginei que na nossa Paraíba existe uma quantidade tão grande de artesãos que produzem suas artes de uma maneira tão bonita.

Parabéns aos organizadores. Parabéns aos artesãos. Parabéns Paraíba.

Rodrigo Nóbrega
rodrigonobrega@terra.com.br
12.02.08

Nenhum comentário: